-
Arquitetos: Dado Castello Branco Arquitetura
- Área: 749 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: Deca, Espírito Santo, Ketesi, Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 1929 quando Valentim dos Santos Diniz deixou a aldeia de Pomares, na província portuguesa da Beira Alta, rumo ao Brasil. Veio só aos 16 anos, movido pela ambição de um horizonte mais largo. Quando vislumbrou pela primeira vez o Brasil, ainda dentro do navio, o que viu foi uma pedra gigantesca a aflorar na baía de Guanabara. Logo descobriu que ela se chamava Pão de Açucar.
Carregou a lembrança impactante para São Paulo, onde se instalou e arranjou emprego no comércio. Duas décadas depois, em 1948 – já casado com a filha de portugueses Floripa Pires – Valemtim daria aquele mesmo nome à doceria e em 1959 ao primero supermercado, que deu origem ao Grupo Pão de Açucar, um dos maiores varejistas nacionais. Essas histórias, a forte crença católica – especialmente em Nossa Senhora de Fátima e Santa Rita – e todos os negócios empreendidos agora se perpetuam no Espaço Horizontes, na fazenda da família. A trajetorio é contada ali através de um detalhado acervo.
Aproveitamos uma estrutura da cocheira da fazenda que estava deteriorada e recuperá-la significava preservar a historia e as lembranças. Também nos preocupamos em não criar nada que agredisse a paisagem, porque a vista do horizonte é muito bonita. Tudo foi restaurado, das paredes de tijolos à caixilharia das baias e um novo elemento de juntou à fachada: uma caixa alta de aço corten. Ela intervém na construção original, mas sem destoar, por causa da aparência rústica. Enquanto os tijolos aludem ao passado da família, o aço remete ao futuro.